Nasce a Dako, a partir da compra de uma pequena fábrica de fogões à lenha em São Paulo. Na época, a produção era bem pequena: 35 fogões por mês.
1935
Em pouco tempo, os fogões Dako a carvão, conhecidos como Piloto, começaram a ganhar destaque nas casas brasileiras e a produção cresceu para 41 unidades por mês. O crescimento da marca exigia a modernização da fábrica para produzir mais em menos tempo.
Década de 40
A fábrica mudou-se para Campinas, onde havia espaço e condições para crescer. A Dako foi uma das primeiras empresas da cidade e uma das maiores do país fora das capitais. Nessa época, a energia elétrica começou a ficar mais barata e a Dako iniciou a produção dos primeiros fogões elétricos do país.
Final da década
A década de 50 ficou marcada pela crise de racionamento energético no país, o que impulsionou a popularidade dos fogões a querosene. Para aproveitar esse cenário, a Dako lançou um modelo inovador denominado "pinga-pinga". Contudo, na segunda metade desse período, a Petrobras deu início à produção do GLP, conhecido como gás de cozinha. Essa transformação teve um impacto significativo na marca, levando-a a utilizar toda a sua capacidade para a produção do novo modelo, que logo alcançou a impressionante média de 10 mil unidades mensais.
1950
A Dako lançou o Palace Hotel, um modelo que se tornou um marco na história da empresa e da culinária brasileira. Ainda na década de 50, a empresa, em busca de mais espaço físico para crescer, começou a realizar parte de sua produção fora da região central de Campinas.
Final da década
O país passava por um período de expansão econômica e comercial, e a Dako continuou crescendo, levando seus produtos para locais cada vez mais distantes e consolidando-se como um item obrigatório nas cozinhas brasileiras. Em meados da década de 60, foi lançado um de seus maiores sucessos: o fogão Vedete, que permaneceria no mercado por mais de 20 anos.
1960
A marca lança a segunda versão do Palace Hotel. Essa nova versão foi um tremendo sucesso, alcançando um recorde impressionante de produção: 12 mil unidades mensais. O produto permaneceu no mercado até 1978, registrando uma média mensal de produção de 42 mil unidades desse modelo.
Década de 70
A década marcou a consolidação da Dako no mercado, tornando-se a maior indústria de fogões a gás do Brasil e da América Latina. Esse período também foi marcado pela criação de modelos que desperdiçavam menos matéria-prima.
Década de 80
Para comportar o crescimento da empresa e unificar toda a produção, a Dako mudou-se para um novo endereço, com 130 mil metros quadrados no Distrito Industrial de Campinas. Os anos 90 também foram marcados pela exportação, os produtos Dako já chegavam a 50 países e, no Brasil, já dominavam cerca de 35% das vendas de fogões no varejo.
Década de 90
A Dako fundiu-se com a norte-americana General Electric (GE), criando a GE Dako. Foi também nessa fase que os modelos de fogões e projetos passaram a ser feitos por computador. No fim da década, a marca também investiu bastante em ecologia e sustentabilidade.
Final da década
No início do século 21, a Dako encontrava-se no auge de sua história. Considerada a marca mais lembrada pelo consumidor, conquistava prêmios e dominava o mercado nacional, além de estar presente em outros 50 países. Nesse mesmo período, a empresa mexicana Mabe adquiriu a Dako e, após outras incorporações, formou a Mabe Brasil.
2000
A marca ganhou uma nova identidade visual, trazendo um sorriso que resume os sentimentos
dos clientes: felizes e realizados.
2013
A Atlas Eletrodomésticos anunciou a aquisição da Dako. Por entender que a marca agregaria valor à companhia, já que a Atlas é a empresa que mais entende do seu próprio mundo: o dos fogões.
2017
A Atlas Eletrodomésticos relançou a marca Dako no mercado com a campanha "Reinvente-se", trazendo a Dako de volta com um novo posicionamento.
2018
A Dako lança seu novo e-commerce, uma loja online ainda mais moderna e intuitiva, facilitando a experiência de compra do consumidor.
2020
Dako e Atlas ultrapassaram a produção de 2 milhões de fogões por ano.
2021/2022
A Dako começou o primeiro semestre do ano cheio de novidades, com o lançamento de produtos que ampliam e renovam as famílias já existentes, como as linhas Diplomata e Supreme.
2023