A marca que é referência em surpreender na cozinha Sofisticação, tecnologia, praticidade e design: quando o assunto é cozinha, é impossível não pensar em Dako, uma das marcas mais renomadas do país. Unindo tradição e consistência em qualidade à criatividade para continuar surpreendendo, cozinhar com os produtos Dako é mais que uma tarefa doméstica. É uma experiência completa, moderna e repleta de sabor.
Nossa missão Surpreender os nossos consumidores na cozinha, oferecendo toda a praticidade que eles precisam no dia a dia. Além disso, fortalecer a visão de que cozinhar é mais do que uma necessidade, também é prazer.
Nossa visão Oferecer um salto de evolução na forma como nossos consumidores compram e cozinham, oferecendo produtos com design que reúnem usabilidade e sofisticação por um bom custo-benefício.
Nossos valores Nos reinventamos constantemente para desenvolver produtos cada vez mais modernos e funcionais. Queremos facilitar, de forma sustentável e surpreendente, a vida de todos os brasileiros.
Vetor
A história da Dako
Nasce a Dako, a partir da compra de uma pequena fábrica de fogões à lenha em São Paulo. Na época, a produção era bem pequena: 35 fogões por mês. 1935
Em pouco tempo, os fogões Dako a carvão, conhecidos como Piloto, começaram a ganhar destaque nas casas brasileiras e a produção cresceu para 41 unidades por mês. O crescimento da marca exigia a modernização da fábrica para produzir mais em menos tempo. Década de 40
A fábrica mudou-se para Campinas, onde havia espaço e condições para crescer. A Dako foi uma das primeiras empresas da cidade e uma das maiores do país fora das capitais. Nessa época, a energia elétrica começou a ficar mais barata e a Dako iniciou a produção dos primeiros fogões elétricos do país. Final da década
A década de 50 ficou marcada pela crise de racionamento energético no país, o que impulsionou a popularidade dos fogões a querosene. Para aproveitar esse cenário, a Dako lançou um modelo inovador denominado "pinga-pinga". Contudo, na segunda metade desse período, a Petrobras deu início à produção do GLP, conhecido como gás de cozinha. Essa transformação teve um impacto significativo na marca, levando-a a utilizar toda a sua capacidade para a produção do novo modelo, que logo alcançou a impressionante média de 10 mil unidades mensais. 1950
A Dako lançou o Palace Hotel, um modelo que se tornou um marco na história da empresa e da culinária brasileira. Ainda na década de 50, a empresa, em busca de mais espaço físico para crescer, começou a realizar parte de sua produção fora da região central de Campinas. Final da década
O país passava por um período de expansão econômica e comercial, e a Dako continuou crescendo, levando seus produtos para locais cada vez mais distantes e consolidando-se como um item obrigatório nas cozinhas brasileiras. Em meados da década de 60, foi lançado um de seus maiores sucessos: o fogão Vedete, que permaneceria no mercado por mais de 20 anos. 1960
A marca lança a segunda versão do Palace Hotel. Essa nova versão foi um tremendo sucesso, alcançando um recorde impressionante de produção: 12 mil unidades mensais. O produto permaneceu no mercado até 1978, registrando uma média mensal de produção de 42 mil unidades desse modelo. Década de 70
A década marcou a consolidação da Dako no mercado, tornando-se a maior indústria de fogões a gás do Brasil e da América Latina. Esse período também foi marcado pela criação de modelos que desperdiçavam menos matéria-prima. Década de 80
Para comportar o crescimento da empresa e unificar toda a produção, a Dako mudou-se para um novo endereço, com 130 mil metros quadrados no Distrito Industrial de Campinas. Os anos 90 também foram marcados pela exportação, os produtos Dako já chegavam a 50 países e, no Brasil, já dominavam cerca de 35% das vendas de fogões no varejo. Década de 90
A Dako fundiu-se com a norte-americana General Electric (GE), criando a GE Dako. Foi também nessa fase que os modelos de fogões e projetos passaram a ser feitos por computador. No fim da década, a marca também investiu bastante em ecologia e sustentabilidade. Final da década
No início do século 21, a Dako encontrava-se no auge de sua história. Considerada a marca mais lembrada pelo consumidor, conquistava prêmios e dominava o mercado nacional, além de estar presente em outros 50 países. Nesse mesmo período, a empresa mexicana Mabe adquiriu a Dako e, após outras incorporações, formou a Mabe Brasil. 2000
A marca ganhou uma nova identidade visual, trazendo um sorriso que resume os sentimentos 
dos clientes: felizes e realizados. 2013
A Atlas Eletrodomésticos anunciou a aquisição da Dako. Por entender que a marca agregaria valor à companhia, já que a Atlas é a empresa que mais entende do seu próprio mundo: o dos fogões. 2017
A Atlas Eletrodomésticos relançou a marca Dako no mercado com a campanha "Reinvente-se", trazendo a Dako de volta com um novo posicionamento. 2018
A Dako lança seu novo e-commerce, uma loja online ainda mais moderna e intuitiva, facilitando a experiência de compra do consumidor. 2020
Dako e Atlas ultrapassaram a produção de 2 milhões de fogões por ano. 2021/2022
A Dako começou o primeiro semestre do ano cheio de novidades, com o lançamento de produtos que ampliam e renovam as famílias já existentes, como as linhas Diplomata e Supreme. 2023
Futuro da empresa Nossa promessa para o futuro é continuar inovando e desempenhando com responsabilidade o nosso papel de pioneiros no mercado de eletrodomésticos. Dessa forma, nosso futuro tem um foco: o cuidado, dentro e fora da cozinha.
Cuidado na produção e entrega dos nossos produtos. 
Cuidado com consumidores e colaboradores.
Cuidado com o meio ambiente.
Cuidado com a vida.
Garantia de qualidade na cozinha A Dako possui os principais certificados do mercado, reflexo de uma produção de alto nível, qualidade dos produtos, além do atendimento pós-venda e da segurança na hora da compra em nosso e-commerce oficial.
A Dako possui os principais certificados do mercado.
A Dako possui os principais certificados do mercado.
A Dako possui os principais certificados do mercado.
A Dako possui os principais certificados do mercado.
A Dako possui os principais certificados do mercado.
A Dako possui os principais certificados do mercado.
Conheça nossas iniciativas Construir relações humanas e diversas, garantindo que cada indivíduo seja capaz de realizar todo o seu potencial. Saiba mais
Economia de recursos Redução de 62% de consumo de água e 48% de consumo de energia elétrica, impactando…
Código de Ética Guia que orienta a postura da empresa no aspecto civil, jurídico, comportamental e ético.
Diversidade Quadro formado por 51% homens, 49% mulheres e 5% estrangeiros. Além disso, 21% da liderança…
Reciclagem Processos que garantem um índice de 98% de reciclagem dos resíduos gerados na fábrica.
Ações premiadas Conquista das certificações Selo Clima Paraná 2021 e Selo SESI ODS 2021 e 2022, que…
Hospital Pequeno Príncipe Apoio do hospital que há mais de 100 anos transforma vidas por meio de atendimentos…
Pato Futsal Patrocínio do time masculino de futsal desde 2010, ano em que o clube foi fundado.
Unidep Pato Futsal Patrocínio do time feminino de futsal desde 2023, atingindo diversas crianças e adolescentes da região.
Azuriz Patrocínio do Azuriz, time de futebol que é referência na formação de jovens atletas.
Pato Basquete Patrocínio ao Pato Basquete desde a fundação do time, vibrando juntos por grandes resultados
Faça parte da Dako Entre em contato e compartilhe nosso propósito de continuar inovando a cozinha brasileira. Seja um colaborador Seja um revendedor
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial