Optar por uma versão versátil é o ideal, pois caso você queira mudar a decoração e eletrodomésticos depois de alguns anos, o estilo do azulejo não vai interferir em suas ideias. Afinal, as tendências mudam a cada ano e nós sabemos que mudanças são bem-vindas, né?
Para te ajudar a escolher o azulejo para cozinha, reunimos alguns pontos importantes que você deve levar em consideração. Vamos lá?
Espaço disponível
Sua cozinha é pequena? Se sim, evite azulejos muito grandes ou com desenhos elaborados.
Nestes casos, os azulejos lisos são uma boa opção. Isso porque eles dão a impressão de ampliar o ambiente. Porém, se a cozinha for mais ampla, é possível optar por modelos maiores ou com desenhos mais charmosos.
Considere o tipo da cozinha
Sua cozinha é integrada à sala de jantar? Se sim, você vai querer optar por um revestimento mais bonito e sofisticado. Mas se a sua cozinha for separada dos outros ambientes da casa, você pode escolher um revestimento mais simples.
Usabilidade da cozinha
Se você gosta de cozinhar com frequência, o melhor é escolher um azulejo para cozinha que seja fácil de limpar e resistente às manchas. Assim, você não vai ter muito trabalho no dia a dia. Entretanto, se não costuma passar muito tempo no ambiente, você tem a opção de escolher algo mais delicado.
Cuidado na escolha das cores
Para decidir o azulejo ideal é preciso ter em mente o estilo de decoração que vai querer e as cores que irá usar. Isso vai ajudar a tornar o ambiente mais harmônico e sofisticado.
Por exemplo, se quer um ambiente mais claro, opte por azulejos nessa tonalidade. Mas se deseja esbanjar em cores, opte por azulejos coloridos ou estampados. No entanto, não esqueça de considerar a hipótese de uma possível mudança. Se você é uma pessoa que gosta de modernidade e tendências, escolha uma cor versátil e que combine com mais de um estilo de cozinha.
Combine o piso com o azulejo da cozinha
Os revestimentos da cozinha precisam ornar entre si para garantir um resultado visual mais bonito. Então, para evitar um erro, harmonize o piso com o azulejo.
Você pode usar o mesmo revestimento nas superfícies ou escolher azulejos diferentes. Entretanto, se optar pela segunda opção, a dica é escolher azulejos para cozinha que tenham detalhes em comum. Por exemplo, um azulejo branco e outro bege proporcionam um resultado harmônico.
Considere o seu estilo
Existem algumas perguntas que são ideais para fazer na hora de escolher o azulejo para cozinha:
- Você gosta de cores neutras? Então, um ambiente mais clean e sem muitas cores é o ideal. Além disso, é atemporal e possibilita que trabalhe cores em outros pontos da cozinha, como, por exemplo, no fogão.
- Você gosta de uma decoração mais elegante? As tonalidades escuras são perfeitas para atender esse gosto. Ainda mais se você gosta de fogões em inox e com mesa de vidro.
- Você gosta de estilo espelhado? A dica é combinar azulejos brilhantes com um fogão espelhado.
Tanto a escolha dos azulejos para cozinha quanto a decoração como um todo devem refletir o seu estilo pessoal. Isso vai tornar sua casa mais aconchegante. Além disso, escolher o fogão de acordo com o seu estilo de vida também é fundamental. Por isso, estamos aqui para te ajudar em mais uma etapa!
Gostou? Agora que você já sabe como escolher o seu azulejo para cozinha, é só colocar as nossas dicas em prática. E não deixe de nos acompanhar nas redes sociais por meio deste link!