Como ter uma cozinha retrô?
Dako

A tecnologia de fato já está presente na maioria dos produtos que usamos, não é mesmo? Até na cozinha ela chegou. Há diversas formas de decoração com objetos e cores mais tecnológicos, e que seguem um estilo mais minimalista na decoração do lar (com muito uso de cores como branco e preto).

Mas mesmo a decoração minimalista sendo tão sofisticada, existe uma outra que conquista cada vez mais os corações: a decoração retrô! Ela nada mais é do que o design dos objetos e móveis que remetam aos que eram vendidos nos anos 50, 60 e 70. Há vários detalhes para essa decoração, até mesmo um fogão retrô.

Uma das melhores características de apostar em um eletrodoméstico retrô, é que não é preciso abrir tanto a mão da tecnologia. Se o design é um por fora, na eficiência, o objeto precisa se mostrar bem tecnológico para ser prático ao cliente. Tem interesse em saber como fazer uma bela decoração retrô na sua casa? Confira nossas dicas!

Dê foco em algumas peças

Há diversos móveis no estilo retrô para todos os cômodos de uma casa. É cada um mais lindo que o outro e pode ser que você se anime e monte sua casa inteira nesse estilo! Não podemos falar que é um erro — seu gosto pessoal deve ser sempre respeitado — mas no fim das contas, pode ficar incômodo para você mesmo essa sensação de viver em outra época.

O legal é dar foco para que algumas peças sejam em estilo retrô. Por exemplo, em cada cômodo, você pode ter um ou dois móveis desse estilo e o restante ser um pouco mais moderno. Essa estratégia deixa a decoração de um lar muito bonito. Você com certeza será elogiado pela criatividade e organização da decoração!

Reaproveite a mobília

Além de ser bem econômico, reaproveitar móveis antigos trazem lembranças especiais à mente. Há sempre uma história para contar sobre eles. Faça um garimpo na sua família e veja móveis que estão ali há muitas décadas. É muito comum encontrarmos mobília dos anos 30 ou 40 que resistiram ao tempo.

Em casos de sofás, mesas, cadeiras ou poltronas, é possível levar em um especialista em restauração e escolher uma nova roupagem, sem perder os traços originais do móvel. Uma cadeira de madeira antiga e simples quando pintada de uma cor vibrante, por exemplo, já se torna uma peça vintage!

Escolha utensílios retrôs

E quem disse que a decoração retrô é só da mobília? Os utensílios não só podem, como devem também ser aproveitados para dar aquele charme a mais no seu lar. Aposte na compra de um conjunto de panelas de cores vibrantes como vermelho ou amarelo. Outros utensílios bem-vindos nesse estilo são copos, talheres, batedeiras e liquidificadores.

Usar os utensílios para serem destaque faz toda diferença para chamar a atenção e ter essa mistura do clássico com o moderno. Você pode destacá-los quando colocá-los em contraste de cores. Se um fogão ou a maior parte de sua cozinha for preto, pode ter certeza que os utensílios coloridos serão destaque e charme.

Aposte em quadros

As paredes também podem ganhar um ar retrô com alguns quadros. Geralmente os quadros que remetem à cinema e estrelas de cinema dos anos 50, 60, 70 e 80 podem colaborar na sua decoração. Além disso, traz uma estética diferente para o ambiente.

Os quadros podem ser do tamanho que você mais desejar. Há quem faça uma coleção de quadrinhos pequenos em uma única parede. E há quem coloque um quadro grande somente. Estrelas como Marilyn Monroe, Audrey Hepburn e Elvis Presley são os maiores ícones, estampados até hoje em quadros pelo mundo todo.

Não esqueça do piso

Pois é, além de paredes e mobília, até os pisos podem ganhar o estilo retrô! Em uma cozinha, por exemplo, vai muito bem a clássica combinação de pisos preto e branco, alternando as cores e fazendo um tabuleiro. Claro, essas duas cores clássicas podem ser mudadas conforme a sua preferência.

Outro detalhe que fica muito bacana é colocar azulejos coloridos na parede ou no banheiro. Eles podem cobrir uma parede inteira ou serem colocados apenas como um detalhe em particular em algum lugar, como na parede na frente da pia.

Escolha cores chamativas

Até aqui no texto você já deve ter percebido as duas principais características do estilo retrô; o formato e a cor. As cores são mesmo vibrantes e a intenção é mesmo chamar a atenção de quem bate o olho no objeto! Pode apostar sem medo em uma cor dessas.

É importante deixar claro que o estilo retrô tem esses tons mais vibrantes, enquanto o vintage (outro estilo de decoração, apesar de ambos serem confundidos constantemente), tem outro. No estilo vintage as cores têm tons mais claros e lavados, sendo mais pastéis, até mesmo quando o design do objeto é o mesmo para ambos os estilos.

Comece com um fogão retrô

Se você já acha muito atraente a decoração de estilo retrô, mas ainda não se sente seguro o bastante para mudar um cômodo inteiro (ou a casa inteira) para esse estilo, não se preocupe. Na verdade uma ou outra peça em um cômodo já bastam para que você aproveite a decoração.

Pode começar somente com um objeto. Um dos mais usados é o fogão com estilo retrô. Além do design e das cores, ele consegue ter a modernidade em questão de usabilidade, qualidade e eficiência.

 

 

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

Quer ter uma cozinha no estilo escandinavo? Veja 6 ideias!

Ter uma cozinha estilo escandinavo é possível com algumas dicas simples e práticas. Confira e renove...

Botão de ir

Checklist para mobiliar a casa: o que não pode faltar?

Para mobiliar uma casa, é preciso considerar aspectos como o valor disponível para a compra dos prod...

Botão de ir

Qual cor é a mais indicada para cozinhas pequenas?

Qual a cor indicada para cozinhas pequenas? Tem cozinha pequena e quer ajuda para definir a c...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial