Guia prático para ter uma cozinha sustentável
Dako

Já pensou que o que acontece na sua cozinha pode ter um grande impacto no meio ambiente? 

 

Isso acontece por diversos fatores, como: consumir alimentos industrializados e congelados, não se preocupar com a forma de cozinhar os alimentos, utilizar meios como água, energia e gás sem ter controle algum, além de realizar o descarte incorreto de lixo. Juntando todas essas situações temos uma cozinha nada sustentável.

 

Mas e se fosse possível mudar esses hábitos e ter uma cozinha sustentável? Pode ajudar tanto o meio ambiente, quanto melhorar a sua vida financeira, além de ser uma opção de vida mais saudável. Confira a seguir como conseguir transformar esse ambiente!

O que é uma cozinha sustentável?

Uma cozinha sustentável é um ambiente que oferece maneiras mais conscientes para o preparo e armazenamento de alimentos, sem gerar desperdício de comida e também lixo com resíduos de embalagens. 

 

Para atingir esse objetivo, você pode reduzir o consumo de alimentos industrializados, água, gás e energia, além de saber como preparar seus alimentos e reaproveitar o que for possível.

 

E não pense que tornar a sua cozinha sustentável é um trabalho muito difícil, é até simples. 

Dicas para transformar a sua cozinha

 

Diminua o uso plástico 

Seja aqueles saquinhos plásticos, embalagens ou até mesmo recipientes para armazenar alimentos, o plástico é extremamente prejudicial para o meio ambiente. Você pode trocar esses itens por outros que sejam feitos de silicone, vidro ou metal, no caso de recipientes. Já as embalagens, deve fazer o descarte corretamente.

 

Tenha sua própria composteira 

Um item que é essencial em uma cozinha sustentável, é uma composteira. Com ela você reduz a quantidade de lixos orgânicos e ainda transforma eles em nutrientes para utilizar em jardins e hortas. 

 

Congele suas refeições

Você pode achar que isso não é uma boa ideia e que a comida não ficará fresca, mas isso é um mito! Congelando suas refeições você economiza tempo e energia. Separando um dia para fazer a comida da semana, por exemplo, vale muito a pena. É só descongelar e comer, sua comida ainda estará bem fresquinha.

 

Não descarte o óleo de cozinha em locais inadequados

Jogar o óleo de cozinha pelo ralo pode contaminar a água e ainda causar um grande prejuízo nas tubulações da sua pia. Opte por guardar esse óleo em garrafa e entregar em locais adequados.

 

Recicle todo o lixo da sua cozinha

Separar os itens recicláveis e orgânicos da sua casa é um grande passo para tornar sua cozinha um ambiente sustentável, faça a separação desse lixo e entregue para a coleta seletiva da sua região.

 

Desligue os aparelhos quando não estiver usando

Você não usa os eletrodomésticos todo tempo, por isso, quando não estiver com eles ligados, retire da tomada, isso pode gerar uma boa economia na conta de energia.

 

Invista em alimentos orgânicos

Alimentos orgânicos não utilizam agrotóxicos, isso por si só, já colabora muito com o meio ambiente. Inclusive, vale a pena ter a sua própria horta em casa, você economiza e é uma opção mais saudável. 

 

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes
marmita congelada

Marmita congelada: alimentos permitidos e como descongelar

Marmita congelada é a saída perfeita para quem se preocupa em manter uma alimentação saudável ou até...

Botão de ir

10 dicas de decoração para cozinha americana moderna

10 dicas de decoração para cozinha americana moderna A cozinha americana moderna é uma tendência qu...

Botão de ir

Tendência do Carnaval 2024: dicas de receitas e festa em casa

Tendência do Carnaval 2024: dicas de receitas e festa em casa Está sem ideia do que fazer no Carnav...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial