Também conhecido no Brasil como “Dia das Bruxas”, o Halloween tem origem celta, porém, se popularizou através da cultura dos Estados Unidos. Quem já assistiu os filmes gravados no país ou foi até lá pessoalmente nesse período já se deparou com fantasias muito bem trabalhadas, ruas e casas todas decoradas e, claro, deliciosas receitas temáticas.
Essa cultura também vem ganhando força no Brasil. Atualmente, é muito comum que ocorram festas e confraternizações temáticas do dia mais aterrorizante do calendário.
E mesmo com pouco tempo e um orçamento mais apertado, é super possível dar uma festa de Halloween em casa muito bem decorada e, claro, cheia de gostosuras.
Para te ajudar nessa tarefa, a Dako trouxe 3 dicas de decoração e 3 receitas para você impressionar — ou assustar — os convidados no Dia das Bruxas!
3 dicas de decoração para festa de Halloween
- Use as velas a seu favor
Um item muito fácil e barato de encontrar são as velas. De várias cores e tamanhos, elas não exigem muito esforço para tornar o ambiente mais assustador.
Para dar um plus, o ideal é diminuir bastante a iluminação, deixando apenas alguns pontos de luz da casa ligados e as velas fazendo o restante do trabalho. Além disso, utilizar fios de nylon ou fitas invisíveis para “pendurar” as velas vão reforçar o ar fantasmagórico.
Uma opção também é comprar velas fake que, além de diminuir possíveis riscos de fogo, vão durar a festa inteira e iluminar mais ainda.
- Decore para o Halloween com itens antigos
Sabe aqueles itens bem antigos que você acha perdidos em casa ou até mesmo baratinhos em brechós e bazares? Eles também ajudam a compor um ambiente perfeito para a festa de Halloween em casa.
Isso pode incluir itens como baús antigos, vitrolas, castiçais, cortinas vintage e até quadros desgastados dão um toque especial ao clima misterioso.
- Faça teias de aranha falsas
Para o espírito de Halloween ficar completo, nada como teias de aranha, não é mesmo? Utilizando peças mais finas de algodão e esticando-as em direções diversas, você cria teias super legais e que parecem de verdade.
Outra dica é usar cola de isopor em dois pedaços desse material, uni-los e depois separá-los. A liga que fica entre os isopores também forma uma teia de aranha fake bem interessante.
3 receitas fáceis para festa de Halloween
- Hot dog de “dedo”
Muito fácil de fazer, essa receita só exige alguns cortes específicos na salsicha do hot dog para dar aquele “efeito de dedo”. Para isso, basta fazer cortes transversais na salsicha para simular as dobras dos dedos, além de “entalhar” um formato de unha na ponta.
E claro, o ingrediente deve ser deixado à mostra no hotdog, de preferência com bastante ketchup para aquele visual de Halloween.
- Brigadeiro de “aranha”
Essa receita é bem democrática e vai agradar todos que gostam de chocolate, além de ser a cara do Halloween. Para fazer, basta fazer o brigadeiro normalmente e enrolar no confeito. Para dar forma à aranha, os olhos podem ser feitos com confeitos ou gotas de chocolate, e as 8 patas, de alcaçuz preto.
- Ponche do vampiro
No recipiente no qual pretende servir o ponche, adicione suco de morango ou frutas vermelhas concentrado (precisa ser o mais vermelho que você conseguir!) e limonada gaseificada em partes iguais.
Para dar o toque de Halloween, encha uma luva de água filtrada, deixá-la congelar, desenforme e utilize o gelo em forma de mão no lugar dos cubos convencionais. Ao lado do ponche, deixe copos já decorados com calda de morango e dentaduras de gelatina.
Agora é só aplicar tudo na sua festa de Halloween em casa! Para mais dicas e receitas que vão tornar as datas comemorativas ainda mais especiais, acesse o nosso blog clicando neste link.