Marmita congelada: alimentos permitidos e como descongelar
marmita congelada
Dako

Marmita congelada é a saída perfeita para quem se preocupa em manter uma alimentação saudável ou até mesmo ter mais praticidade na rotina. Agora para assegurar a qualidade, consistência e o sabor dos alimentos é preciso saber quais deles podem ou não ser congelados. Nesse sentido, o blog da Dako preparou um guia para você. Aprenda quais são esses alimentos a seguir!

Cuidado com os alimentos para a marmita congelada

Primeiramente, saiba que entre os legumes, leguminosas e vegetais que podem ser utilizados em marmitas congeladas, estão: beterraba, cenoura, brócolis, ervilha, abóbora, feijão, lentilha e grão-de-bico. Um detalhe em comum entre esses alimentos que podem ser consumidos em marmitas congeladas está a menor concentração de água.

Além disso, entre as proteínas animais, estão: carne, frango e peixe. Porém, tenha cuidado com os temperos, pois eles alteram o sabor durante o congelamento e o ideal é consumir carne temperada congelada em até 1 semana. Inclusive, nutricionistas alertam que o prazo de validade para esse armazenamento de carne é menor do que se estivessem in natura. 

Outros alimentos como batata-inglesa, batata-doce, mandioquinha ou mandioca são opções de carboidratos que só podem ser incluídos em marmitas congeladas como purê. Porém, embora seja um alimento versátil usado em alimentação saudável, a batata não pode ser congelada crua, pois ela absorve muita água e, com o passar do tempo, perde as características, podendo escurecer, amolecer, esfarelar e até ficar imprópria para o consumo. 

Ou seja, dentre os cereais que podem ser congelados estão: 

  • Arroz;
  • Arroz integral;
  • Milho.

Veja quais alimentos não devem ser utilizados a seguir.

Alimentos que não podem ser utilizados em marmita congelada

 

Desde já, saiba que existem alguns alimentos que não são recomendados para congelamento por conta da perda de nutrientes. Isso acontece pois ocorre a formação excessiva de água e, assim, há alterações no aspecto, na textura e no sabor da marmita. Saiba quais são os alimentos que não podem ser utilizados em marmita congelada:

  • Alface;
  • Agrião;
  • Couve;
  • Rúcula;
  • Acelga;
  • Abobrinha;
  • Tomate;
  • Pepino;
  • Chuchu;
  • Berinjela;
  • Iogurte;
  • Requeijão;
  • Cream cheese;
  • Queijo cottage;
  • Molhos à base de creme de leite;
  • Maionese.

Acontece que esses alimentos soltam grande quantidade de água e acabam não voltando a ficar homogêneos, o que é impróprio para consumo. Além disso, o ovo, por exemplo, ao ser congelado, pode ter sua textura alterada, o que deixa a clara e a gema desagradáveis ao paladar. Continue a leitura e saiba os cuidados e como descongelar marmita. 

Cuidados e como descongelar marmitas congeladas

Por fim, um cuidado que você deve ter com as marmitas congeladas é no processo de descongelamento: toda vez que for descongelar a marmita, ela não pode retornar ao congelador. Isso pode comprometer a qualidade do alimento e até resultar em perda de nutrientes. 

Então, o jeito mais comum de descongelar marmita é deixando-a descansando de um dia para o outro fora do congelador. Entretanto, existem maneiras muito mais simples e rápidas de descongelar marmita – forno e air fryer -, por exemplo, podem acelerar esse processo.

Por último, a Air Fryer 360º Dako conta com a tecnologia 4 em 1: Frita, desidrata, descongela e reaquece com apenas um toque, sendo uma ótima solução para descongelar e aquecer a marmitas congeladas. O exclusivo visor 360º também permite que você acompanhe todo o processo sem precisar abrir a gaveta e sem correr o risco de perder o ponto da receita. 

Já o Forno Fryer Dako une a capacidade de forno com a tecnologia de fryer para esquentar qualquer receita, incluindo marmitas. Esse moderno forno também conta com 15L de capacidade, ou seja, dá para você preparar refeições de todos os tamanhos!

Conheça a linha de Air Fryers Dako e tenha uma experiência surpreendente ao descongelar marmitas congeladas. Clique aqui e saiba mais.

Dako Quando o assunto é elegância, sofisticação, segurança e praticidade na cozinha, sempre saímos na frente. Por isso, conte conosco para te auxiliar no planejamento do melhor ambiente para preparar suas refeições.

Comentários

Matérias semelhantes

10 dicas de decoração para cozinha americana moderna

10 dicas de decoração para cozinha americana moderna A cozinha americana moderna é uma tendência qu...

Botão de ir

Tendência do Carnaval 2024: dicas de receitas e festa em casa

Tendência do Carnaval 2024: dicas de receitas e festa em casa Está sem ideia do que fazer no Carnav...

Botão de ir

Como usar o forno de embutir elétrico?

Confira dicas de como usar o forno de embutir elétricoUm forno de embutir elétrico tem a mesma...

Botão de ir
Como podemos te ajudar?
Compre pelo chat
Atendimento via telefone
Atendimento online
Instalação
Loja Oficial