Sim, as sopas são quase uma unanimidade nas casas brasileiras, mas você sabe de onde esse prato delicioso veio?
As sopas foram criadas por acaso, antes mesmo da descoberta do fogo. Próximo às regiões vulcânicas formam-se poças de água quente que eram usadas para amaciar carnes e vegetais mais duros. Assim se iniciou a ideia da sopa que saboreamos hoje em dia. No dicionário encontramos a definição de sopa: caldo com legumes, carne, massas etc. Que ordinariamente constitui o primeiro prato do jantar.
No Brasil, o costume de tomar sopa veio junto com os Portugueses em 1500, que trouxeram o hábito de degustar deliciosas canjas de galinha, que é um prato tradicional até hoje. Com o passar do tempo, as receitas foram aprimoradas, ingredientes e temperos foram inseridos e a sopa se tornou um dos pratos preferidos dos brasileiros durante o inverno.
Sopas ou caldos?
Atualmente, é fácil confundi-los, mas a verdade é que existe uma diferença básica entre eles. O caldo é como uma água com temperos que combinados dão sabor e textura, a sopa por sua vez, pode conter todos os temperos e junto às proteínas, carboidratos e legumes no mesmo cozimento.
Essa é a diferença básica entre os dois, em comum têm o fato de serem alimentos perfeitos para servir quentes durante o inverno, geralmente acompanhados de um pedaço de pão.